A  densitometria óssea (DMO) é um exame indolor e seguro (com duração máxima de 15 minutos), que possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante às dos raios X e que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral.

O exame é muito utilizado para avaliar se o paciente tem osteopenia (perda de massa óssea que pode indicar predisposição à osteoporose) ou então osteoporose (doença caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas). A grande vantagem da densitometria óssea é justamente a capacidade de detectar a perda mineral em um estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo exame de raios X.

No Centro Diagnóstico Maria do Carmo o exame de densitometria Óssea é realizado na unidade de Afogados da Ingazeira. Inauguramos o que tem de mais moderno em exame de Densitometria Óssea. Importado dos Estados Unidos, o recém lançado aparelho ARIA, da marca GE Healthcare, reúne o que existe de melhor no mercado para prevenção precoce e diagnóstico da osteoporose.